“Este ministério tem como Patrono o Beato Mateus Moreira, que enfrentou seus algozes gritando “Louvado seja o Santíssimo Sacramento“. Esta é a missão dos Ministros Extraordinários da Comunhão, levar o Santíssimo Sacramento a aqueles que, impossibilitados de irem até a Igreja, possam em suas casas, hospitais, asilos, ou onde estiverem, louvar a Jesus Sacramentado, recebendo Dele todo o carinho, sustento, conforto e consolo.

Os Ministros são a Igreja que vai ao encontro das ovelhas enfermas, assim como fazia Jesus.

Este ministério é realizado por leigos e leigas participantes de sua paróquia, com uma caminhada espiritual amadurecida e comprometida e por um tempo determinado (por isso são extraordinários).

As pessoas são convidadas para o ministério pelos párocos e vigários. Quando é necessário, alguns membros paroquiais podem indicar algum nome, mas quem os escolhe é o próprio Jesus. O primeiro pensamento que ocorre nos corações dos convidados é : “eu não sou digno de exercer este ministério”.  Realmente ninguém o é, mas a grande graça nos vem da Misericórdia de Deus, que permite o transporte de Seu Filho Sacramentado em mãos tão pecadoras em benefício, ou melhor, por amor aos seus filhos enfermos.

Após um tempo de formação e preparação espiritual, recebem do Senhor Bispo Diocesano a imposição das mãos com o “Grave Encargo de Distribuir a Eucaristia”.

O Ministro da Comunhão deve sempre adequar a sua vida a vida Daquele que carrega.

O nosso ex-Pároco, padre André Torres, dizia que não somos Ministros Da comunhão, mas Ministros Decomunhão; comunhão da Igreja com o enfermo, da Igreja com a comunidade, de Jesus que levamos a quem precisa do amor de Deus.

ministro

Com a graça de Deus nossas assembleias estão cheias. Um de nossos deveres é ajudar também nas Santas Missas, pois seria inviável a distribuição da Eucaristia somente pelos Sacerdotes e Diáconos.

Além da Eucaristia somos preparados para os Ministérios das Bênçãos e Exéquias ou Consolo. Não exercemos necessariamente os três ministérios, exercemos somente aqueles em que o Senhor tocar os nossos corações. Que neste mês da Bíblia possamos fortalecer a nossa caminhada e o nosso servir ao Senhor na Palavra de Deus.

Todos os Ministros da Comunhão de nossa Diocese são convidados para louvar e agradecer ao Senhor por tão lindo serviço na Missa de Ação de Graças, no dia do Beato Mateus Moreira.

E você, que deseja no seu coração servir ao Senhor neste ministério, venha também rezar conosco e colocar este seu desejo no altar do Senhor com todo amor do seu coração, pois Jesus não resiste a um pedido feito por um coração apaixonado!”

Por Cristina Messias, para o site http://www.diocese-sjc.org.br/