Cruciferário ou Crucífero ( † ): é o nome atribuído ao acólito, adulto ou criança responsável por levar a cruz nas procissões.

Preparativos:

1. Levar a cruz procissional para a sacristia ou de onde irá iniciar a procissão de entrada;

2. Verificar se a base está no lugar próprio no presbitério.

Na Missa:

1. Na procissão de entrada o “ † “ caminha à frente da procissão*, ladeado por dois ceroferários; chegando ao altar faz-se pequena inclinação, e coloca a cruz junto ao altar, de modo que se torne a cruz do altar, que deve ser uma só; caso contrário, ela será guardada em lugar adequado;

2. Quando no fim da missa, depois de o sacerdote reverenciar o altar com o beijo; descer na medida do possível junto com ele do presbitério, para juntos fazerem a reverencia ao altar, acompanhar a procissão de saída da mesma forma que na procissão de entrada, também com a cruz procissional;

3. Em procissões com o Santíssimo sacramento pelas ruas, o “†” também caminha à frente da procissão, ladeado pelos ceroferários.

4. Chegando à sacristia o “†” aguardará a despedida com a cruz procissional em mãos, somente depois da despedida irá guardar a cruz no lugar determinado.

* A menos que na Missa seja utilizado o turíbulo; havendo turíbulo o “†” caminha atrás do Turiferário e Naveteiro.

Observações: Caso o número de acólitos seja reduzido o “ † “ poderá ser o Acólito do Altar 2 – “AA2”.

Observações Finais

Estes Cerimoniais para Acólitos “coroinhas”, foram desenvolvidos por Leandro Campos e Bruna Meira (Capela São Domingos de Gusmão – Paróquia Santa Luzia – Pq. Mikail – Diocese de Guarulhos – SP – Brasil), com o intuito de facilitar aos iniciantes ao serviço do altar e para consulta aos já iniciados.

Foram desenvolvidos conforme a realidade (espaço celebrativo, posicionamento do altar, ambão etc.) de nossa Capela São Domingos de Gusmão. E adaptado a toda Paróquia com pequenas alterações de acordo com as realidades de cada Capela.

Foram passados todos os Cerimoniais em Formação Paroquial para Acólitos com a presença dos coordenadores de liturgia no primeiro trimestre de 2010, como material formativo e de apoio a todas as Capelas. Cada Capela nossa tem uma apostila com todos os Cerimoniais.

Os grupos de Liturgia e Acólitos “coroinhas” que desejarem utilizar nosso material, consultem vosso Pároco para eventuais adaptações quanto ao espaço celebrativo.

Fonte Internet: http://formacaoparaacolitos.blogspot.com.br/