Cardeal Hummes será o enviado especial do Papa ao congresso, que será de 15 a 21 de agosto em Belém (PA).

O Papa Francisco enviou uma carta ao arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, por ocasião do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que se realizará em Belém (PA) de 15 a 21 deste mês. Em 11 de junho passado, Francisco nomeou o Cardeal Hummes seu enviado especial ao congresso. A carta foi enviada no último sábado, 6.

O Pontífice inicia a mensagem destacando a necessidade de colocar em prática, no tempo atual, o mandamento de Jesus “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado, será salvo” a fim de promover uma nova evangelização do mundo.

Na carta, o Papa exorta a Igreja a fortalecer a fé do povo com a catequese e a oração, lembrando a importância da vivência do amor na vida cotidiana. O pontífice recorda também que a família é uma igreja doméstica, lugar onde nasceram e cresceram gerações de cristãos e missionários.

O tema do congresso é “Eles o reconheceram no partir do Pão”. Este ano, celebra-se também o quarto centenário do início da evangelização da Amazônia e o aniversário de 400 anos de fundação da cidade de Belém.

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

No Brasil, já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi em 1933, em Salvador (BA).

A última edição do Congresso Eucarístico Nacional foi em Brasília, de 13 a 16 de maio de 2010, e teve como tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida, em maio de 2007.

Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir do binômio “discípulo missionário”. O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa se fortalecer na fé, na esperança e na caridade e não se desfalecer por causa das dificuldades do caminho. A Eucaristia gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

Da Redação da Canção Nova, com Rádio Vaticano

Fonte Internet: http://papa.cancaonova.com/congresso-eucaristico-nacional-papa-envia-carta-ao-cardeal-hummes/

Deixe sua mensagem para nós: