Numa nublada e chuvosa manhã de Primavera, 3º domingo de Novembro, Pe. Edson Donizetti Castilho, SDB, Inspetor da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, presidiu a celebração da Missa de Compromisso dos Novos Cooperadores, 33º Domingo do Tempo Comum, Dia Mundial dos Pobresno Oratório São Luiz, concelebrou o Pe. Ilmário Pinheiro.

Dia Mundial dos Pobres, foi instituído este ano pelo Papa Francisco, com o lema “Não amemos com palavras, mas com obras”, extraído, da frase da 1ª Carta de São João: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1 Jo 3, 18). E o Papa Francisco explica: “Estas palavras do apóstolo João exprimem um imperativo de que nenhum cristão pode prescindir. A importância do mandamento de Jesus, transmitido pelo ‘discípulo amado’ até aos nossos dias, aparece ainda mais acentuada ao contrapor as palavras vazias, que frequentemente se encontram na nossa boca, às obras concretas, as únicas capazes de medir verdadeiramente o que valemos”.

Nesta missa festiva presidida pelo Inspetor Pe. Edson Castilho, 5 novos Cooperadores fizeram seu Compromisso com a Família Salesiana, fazendo o juramento de viver de acordo com as regras Salesianas, numa vida de trabalho e doação pelos jovens. São eles: Edilson Martinelli, Gláucia Aparecida Lima Morais, José Carlos Bernardes, Richard Peterson Moreira C. Morais e Viviane Guedes Martinez.

A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que vivemos, testemunha consciente, ativa e comprometida desse projeto de salvação/libertação que Deus Pai tem para os homens.
O Evangelho apresenta-nos dois exemplos opostos de como esperar e preparar a última vinda de Jesus. Louva o discípulo que se empenha em fazer frutificar os “bens” que Deus lhe confia; e condena o discípulo que se instala no medo e na apatia e não põe a render os “bens” que Deus lhe entrega (dessa forma, ele está a desperdiçar os dons de Deus e a privar os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito).
Na segunda leitura, Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor pela segunda vez; mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando os seus projectos, empenhando-se activamente na construção do Reino.
A primeira leitura apresenta, na figura da mulher virtuosa, alguns dos valores que asseguram a felicidade, o êxito, a realização. O “sábio” autor do texto propõe, sobretudo, os valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do “temor de Deus”. Não são só valores da mulher virtuosa: são valores de que deve revestir-se o discípulo que quer viver na fidelidade aos projetos de Deus e corresponder à missão que Deus lhe confiou.

O comentarista da celebração foi o Douglas:

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor mirim Yan:

O Salmo 127 foi cantado pela salmista Regina e Coral São Luiz Gonzaga:

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Elaine, Nova Cooperadora Salesiana:

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário Pinheiro:

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Edson Castilho:

A oração da comunidade foi feita pelo leitor Richard, Novo Cooperador Salesiano:

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Inácia, Renata, Wellington, Sebastião e Rosana (da esquerda para a direita).

Auxiliaram na celebração os Pós Noviços Salesianos Giovanni, Denis e Leandro; e o Acólito Danilo:

Auxiliaram também na celebração os Coroinhas: Samanta, Thainá, Thábata, Pedro e Lucas (da esquerda para a direita); e Arthur (2ª fila).

A animação musical ficou por conta do Coral São Luiz Gonzaga, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

O Inspetor Pe. Edson Castilho, em nome do Reitor-Mor Pe. Ángel Fernández Artime, acolhe os novos Cooperadores na Família Salesiana.

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa de Profissão dos Novos Cooperadores / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 33º Domingo do Tempo Comum

Deixe sua mensagem para nós: