Numa manhã nublada de Primavera, 1º domingo de Novembro, Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, SDB, presidiu a celebração da Missa da Solenidade de Todos os Santos, 31º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 31º Domingo do Tempo Comum convida-nos a uma reflexão séria sobre a seriedade, a verdade e a coerência do nosso compromisso com Deus e com o Reino. De forma especial, as leituras deste domingo interpelam os animadores das comunidades cristãs acerca da verdade do seu testemunho, da pureza dos seus motivos, do seu real empenho na construção de comunidades comprometidas com os valores do Evangelho.
O Evangelho apresenta-nos o grupo dos “fariseus”. Critica violentamente a sua pretensão à posse exclusiva da verdade, a sua incoerência, o seu exibicionismo, a sua insensibilidade ao amor e à misericórdia. Mais do que informação histórica, é um convite aos crentes no sentido de não deixarem que atitudes semelhantes se introduzam na família cristã e destruam a fraternidade, fundamento da comunidade.
Na primeira leitura um “mensageiro de Jahwéh” interpela os sacerdotes de Israel. Convocados por Deus para serem “mensageiros do Senhor do universo”, para ensinar a Lei e para conduzir o Povo para Deus, eles deixaram-se dominar por interesses egoístas, negligenciaram os seus deveres, desvirtuaram a Lei. Eles são, por isso, os grandes responsáveis pelo divórcio entre Israel e o seu Deus. Jahwéh anuncia que não pode tolerar esse comportamento e que vai desautorizá-los e desmascará-los.
A segunda leitura apresenta-nos, em contraste com a primeira, o exemplo de Paulo, Silvano e Timóteo – os evangelizadores da comunidade cristã de Tessalônica. Do esforço missionário feito com amor, com humildade, com simplicidade, com gratuidade, nasceu uma comunidade viva e fervorosa, que acolheu o Evangelho como um dom de Deus, que se comprometeu com ele e que o testemunha com verdade e coerência.

O comentarista da celebração foi o Luiz:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Alaine:

 

Assista abaixo ao Salmo 23 cantado pelo salmista Gabriel, da Banda Vozes do Deserto:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Nilce:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Ilmário:

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Ilmário:

 

A oração da comunidade foi feita pela Tereza:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Helena, Maria Fernanda, Maria Aparecida e Terezinha (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram também na celebração os Pós Noviços Salesianos Denis, Giovanni e Leandro (da esquerda para a direita).

 

Auxiliaram também na celebração o Acólito Marcos e os Coroinhas: Samanta, Isabela, Yan Kevin, Thainá e Thábata (da esquerda para a direita); Lucas, Eduardo e Pedro (2ª fila).

 

A animação musical ficou por conta da banda Vozes do Deserto, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Conheça os membros da Pastoral do Dízimo: Cristina, José Carlos e Silvia (da esquerda para a direita). Seja um dizimista também e participe ativamente das obras de nossa Comunidade. Cadastre-se aqui!

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa da Solenidade de Todos os Santos / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa da Solenidade de Todos os Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *