Os salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 131 países, nos cinco Continentes. Suas obras são agrupadas por regiões, inspetorias e presenças locais. Há oito regiões, com 89 inspetorias em todo o mundo.São milhões de jovens, atendidos todos os dias em obras sociais, escolas, universidades, missões e paróquias. Um gigantesco movimento de pessoas que promovem a educação, a assistência social e a evangelização da juventude em todo o mundo.

A Congregação Salesiana é atualmente a maior instituição missionária da Igreja Católica. Destaca-se também como a segunda maior Congregação Religiosa do mundo.

A Família Salesiana tem cerca de 400.000 membros. Ela consiste em 30 grupos diferentes, que vêm surgindo ao longo anos, e que têm tido a inspiração do sistema e do carisma de Dom Bosco. Os três primeiros, que foram criados nos dias de Don Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores e Ex-Alunos de Dom Bosco.

No Brasil o trabalho dos Salesianos de Dom Bosco começou em 1883, quando um grupo de religiosos vindo da Itália, encaminhados por Dom Bosco, chegaram para colocar em prática seu carisma e pedagogia baseados na “razão, na religião e no carinho” e atender às necessidades de uma população jovem e carente. Ao longo dos anos, criaram escolas, paróquias, centros juvenis (também conhecidos como oratórios), obras assistenciais e sociais, escolas de educação básica e universidades, rádios comunitárias, editora, centros de produção de audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.

Atualmente, os salesianos estão presentes em quase todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Estão organizados em seis regiões administrativas, chamadas de inspetorias, que facilitam a gestão regionalizada: Inspetoria São Domingos Sávio (Amazonas, Pará e Rondônia); Inspetoria São João Bosco (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal); Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Noroeste de São Paulo); Inspetoria São Luís Gonzaga (Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas); Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo) e Inspetoria São Pio X (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Para promover um serviço mais consistente e unitário, em 2002 foi criada a CISBrasil (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil), que, entre outras atividades anima o trabalho em rede de nossas escolas, universidades e obras sociais.

Fonte Internet: http://www.salesianos.br/

Deixe sua mensagem para nós: