Talvez você se dedique bastante à leitura de sagas, grandes histórias de guerra, como forma de entretenimento. E pode ser também que a Bíblia nunca tenha te instigado, até agora.

Separamos sete histórias bíblicas de guerra (dentre inúmeras outras) que, além de te entreter, podem te ajudar a conhecer a história de salvação do povo de Deus. E ainda, você vai poder descobrir como Deus, muitas vezes, nem precisou usar sua força divina, mas usou de sábias estratégias para que seu exército tivesse a vitória. Boa leitura!

1 – GEDEÃO E A GUERRA DOS 300

Pode até lembrar, mas essa história não tem nada a ver com aqueles 300 de Esparta. Acontece que Israel estava oprimida pelos madianitas e, para livrar seu povo, Deus ordenou a Gedeão que tomasse a frente do exército. Por obediência ao Senhor, Gedeão se tornou líder de 32 mil homens. Porém, para dar uma lição no povo, que estava adorando ídolos, Deus manda reduzir seus homens a apenas 300. E aí, como acha que vai terminar essa história? – Leia em Juízes, nos capítulos de 6 a 8.

2 – A GRANDE GUERRA DOS 9 REIS

Pense numa batalha que reunisse quatro reis contra outros cinco reis, entre eles os chefes das poderosas Sodoma e Gomorra. O episódio aconteceu no Vale de Sidim, às planícies do Mar Morto. Um local cheio de poços de betume, uma substância viscosa que foi fundamental para o desfecho da batalha. Pense ainda que, no meio da grande guerra entre reis, de repente, aparece Abrão com 318 homens para batalhar também. O que um homem de Deus fazia nesse lugar e por que entrou numa guerra desta dimensão? – Leia em Gênesis 14.

3 – JOSAFÁ E O PROFECIA DE GUERRA

Josafá era um rei agradável a Deus. Havia exterminado os ídolos do meio do povo e catequisado toda a gente com os preceitos do Deus de seus pais. Entretanto, ao casar com uma israelita, o rei de Judá aliou-se a uma guerra que não era sua. Miquéias era um dos profetas de Israel e predisse um oráculo para os reis Josafá e Acab, que seguiram em frente com a luta. Quem será o sobrevivente desta história? – Leia em II Crônicas, nos capítulos 17 e 18.

4 – JOSUÉ E A CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA

Talvez você já tenha visto que algumas igrejas realizam eventos chamados de Cerco de Jericó. Pois bem, esse nome vem justamente desta história. Josué foi o sucessor de Moisés e o encarregado de introduzir o povo de Deus na Terra Prometida e para isso, teve que conquista-la por meio de uma dura batalha. Uma história que conta com espiões e uma estratégia divina. – Leia em Josué capítulo 1, 10-18; capítulos 2, 6 e 8.

5 – A SAGA ENTRE DAVI E OS FILISTEUS

Ok, você já conhece a história de Davi e Golias. Mas, sabia que a guerra contra os filisteus (povo ao qual pertencia o gigante) não parou por ali? A guerra só terminou depois que Davi se tornou rei. Até lá, várias batalhas foram travadas. E ainda tem um episódio interessante que o próprio pequeno guerreiro se refugia no meio do exército filisteu! Quer saber por quê? – Leia em I Samuel capítulo 17; 18, 6-16; capítulos 28 e 29; II Samuel 5, 17-25; capítulo 8.

6 – O GRANDE HERÓI JUDAS MACABEU

As conquistas de Judas Macabeu foram tão significativas que dois livros da bíblia, I e II Macabeus, são assim chamados devido à origem de seu sobrenome. Dentre tantas guerras e vitórias, escolhemos a batalha contra o exército do Rei Demétrio, que queria exterminar o povo de Israel por conta das inúmeras conquistas de Judas contra a Síria e arredores. – Leia em I Macabeus 3, 1- 9 e 42-60; capítulo 7.

7 – JEFTÉ, O JUIZ GUERREIRO

Outra vez, Israel tinha pecado contra Deus e sofria opressão dos filisteus e amonitas. Precisavam de um chefe para o exército e buscaram Jefté, um valente guerreiro. O problema é que os próprios israelitas o havia expulsado da casa de seu pai por ser filho bastardo. Jefté coloca uma condição ao povo e passa a liderar a guerra contra os filhos de Amon. Qual será esta condição? – Leia em Juízes 10, 6 -18; capítulos 11 e 12, 1-7.

Fonte Internet: http://www.a12.com/

 

Deixe sua mensagem para nós: