Kyrie eleison significa “Senhor, tende piedade“, é um termo de origem grega. Kyrie eleison é também uma oração cristã, e está presente na Bíblia, no Salmo 51. O termo é bastante utilizado em missas cantadas pelos fiéis na celebração.

Kyrie eleison era uma invocação usada no início da missa em alternância com a de “Christe eleison”. O termo grego Kyrios(Senhor) equivale no helenismo cristão, à divindade. Na Idade Média passou também a ser uma prece litânica.

Kyrie eleison tem origem no século IV e era uma expressão dita diversas vezes nas liturgias de várias religiões, não apenas a católica, mas também das igrejas anglicanas, ortodoxas e luteranas. A expressão teve seu início nas comunidades cristãs de Jerusalém, e também no século V, com os romanos.

A expressão Kyrie eleison foi substituída logo após a reforma litúrgica, onde a Igreja começou utilizar a tradução de Kyrie eleison – “Senhor, tende piedade”, no ato penitencial.

Kyrie-Eleison

Letra da música Kyrie Eleison

Kyrie eleison é uma música da autoria da Comunidade Católica Shalom.

“Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida
Eu te suplico perdão, ó bom pastor.

Kyrie Eleison (3x)

Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu lado
Lembra-te de mim, pecador por tua cruz.

Christe Eleison (3x)

Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha vida
vê as lagrimas do meu coração e salva-me!

Kyrie Eleison (3x)”

Fonte: http://www.significados.com.br/kyrie-eleison/

Imprimir este Post. Imprimir este Post.

One thought on “Significado de Kyrie Eleison

1. Boa noite à todos!! Sobre nosso retiro de hoje, maravilhoso. Nosso encontro pessoal com Deus foi intenso, sem palavras. Dênis, Michel, Ivan, Lucas e P.Alexandre muito obrigada em nome de toda a comunidade.