Encerrou-se em 21 de agosto, em Belém, Pará, o XVII Congresso Eucarístico Nacional. Antes da bênção do Santíssimo e do show pirotécnico, foi realizada a missa na Praça do Santuário Nossa Senhora de Nazaré seguida da longa e animada procissão até a Catedral.

Ao longo do percurso, feito por milhares de pessoas e centenas de bispos e sacerdotes, a procissão foi animada com orações, reflexões, gritos, aplausos e músicas. Uma linda manifestação da vivacidade da Igreja Católica e do seu amor à Santíssima Eucaristia, Jesus Cristo pão Sagrado!

Em sua homilia, o cardeal Dom Cláudio Hummes representante do Papa Francisco, continuou dando a mesma ênfase sobre o tema misericórdia e missionariedade tão presentes nas palavras do Papa Francisco. Clique aqui e veja, resumidamente algumas ideias de sua homilia.

O Congresso

O XVII Congresso Eucarístico Nacional 2016 (CEN) foi realizado de 15 e 21 de agosto, com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

O evento ocorreu no ano em que a cidade de Belém comemora o quarto centenário, celebrado no dia 12 de janeiro, e início da Evangelização na Amazônia. O período recorda, ainda, os 110 anos da elevação da então diocese à arquidiocese metropolitana.

De acordo com a organização do evento, o Congresso Eucarístico quer ser “a convergência das pessoas que professam a fé católica na Santíssima Eucaristia e desejam dar testemunho público de fé”, além de buscar “as consequências práticas da celebração dos Santos Mistérios e do Culto Eucarístico em geral, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade”.

Padre Antônio Ribeiro (padre Bira) e CNBB

Fonte Internet: boletimsalesiano.org.br