Quinta-feira da 18ª semana do Tempo Comum – Festa de São Lourenço, mártir

Evangelho (Jo 12, 24-26)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
24 Em verdade, em verdade vos digo:
Se o grão de trigo que cai na terra
não morre,
ele continua só um grão de trigo;
mas se morre,
então produz muito fruto.

25 Quem se apega à sua vida,
perde-a;
mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo
conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir,
siga-me,
e onde eu estou
estará também o meu servo.
Se alguém me serve,
meu Pai o honrará”.

Reflexão:

Queridos irmãos,

Celebramos hoje a festa de São Lourenço Mártir, diácono e grande servidor da Igreja, em Roma. Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para o qual Lourenço pediu um prazo, tempo suficiente para reunir no átrio da Igreja suas maiores e mais valorosas riquezas: os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos. Com seu característico humor, Lourenço apresentou ao prefeito as riquezas da Igreja. Sentindo-se ofendido, o prefeito ordenou sua morte em 258 da era cristã.

O Evangelho de hoje em consonância com a celebração do martírio de São Lourenço, nos propõe a leitura bíblica escrita por João segundo a qual Jesus se reporta a parábola da semente que precisa morrer para gerar vida. Os mártires são homens e mulheres geradores de vida, homens e mulheres de fé que não hesitaram em morrer por esta mesma e única fé. Homens e mulheres corajosos, por Deus agraciados com a graça da perseverança e da fé.

Os mártires são as verdadeiras sementes que, morrendo, nos deram a vida. Nos introduziram na vida de fé. Num mundo de tanto “paganismo”, inclusive religioso, é sempre importante e bom, olhar para o exemplo de nossos mártires. Muitos são os homens e mulheres que ainda hoje morrem convictas pela fé que um dia foram introduzidas no dia do batismo. Que todos e cada um destes homens e mulheres do nosso tempo nos ajude a perseverar na fé, mesmo em tempo de crises.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano