“Dai graças ao Senhor por Sua misericórdia”. Com esse título, realizou-se pela 25ª vez a Peregrinação da Evangelização Salesiana (SPE, em polonês). Por 15 dias, de 31 de julho até 14 de agosto, um grupo de cerca de 200 jovens, coordenado pelo padre Michał Mejer e pelo padre Michał Sabada, com mais 12 sacerdotes, cinco clérigos e cinco religiosas, percorreu a pé cerca de 360 km. Já faz 25 anos que os jovens perfazem o mesmo caminho, partindo de uma paróquia salesiana, em Szczaniec, perto de Świebodzin, até o Santuário da Virgem Negra, de Jasna Góra.

“A peregrinação nasceu durante a JMJ de Czestochowa, há 25 anos. O apelo de João Paulo II a evangelizar o Leste Europeu foi interpretado pelos nossos clérigos de então, agora sacerdotes, Dariusz Presnal e Leszek Zioła, mediante o início do SPE”, conta o padre Mejer.

Além das características próprias de toda peregrinação, os Salesianos e os jovens que participam dessa experiência, proclamam a Boa Nova a todas as pessoas que encontram ao longo do percurso, com um renovado vigor, utilizando todos os meios de que dispõem: assim, nas estradas, nas praças das cidades e nas vilas que atravessam, encenam simples representações teatrais, organizam sessões de cantos diversos, organizam jogos para as crianças, atos todos que se encerram com um momento de oração ou com um testemunho cristão.

A alegria da evangelização, a espontaneidade e a serenidade dos jovens depois de um cansativo dia e das noites passadas com as pessoas no divertimento e na oração, tornaram-se o traço que distingue a SPE de todas as demais peregrinações que se fazem pela Polônia.

Por ocasião deste 25° aniversário, foi publicado também um álbum lembrança. Nas palavras de ação de graças, um dos fundadores, o padre Zioła, escreve: “A gratidão é uma expressão de amor e de respeito que mexe com nossos corações. A SPE é realmente um ‘tempo de graça’ que Deus nos veio doando a todos nós, especialmente aos jovens. E é mesmo verdade: em todos esses eventos, encontros, reuniões e peregrinações, o Senhor nos enche de felicidade. Descobrimos o amor misericordioso do Pai e o dom da amizade entre nós”.

InfoANS

Fonte Internet: http://boletimsalesiano.org.br/index.php/noticias-bs/item/6975-25-peregrinacao-da-evangelizacao-salesiana