Sexta-feira da 4ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 14, 1-6)

«Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho». Tomé disse: «Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? ». Jesus respondeu: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia da Palavra desta sexta-feira da 4ª semana da Páscoa do Senhor, nos coloca na perspectiva bíblica da salvação eterna. Em Jesus, somos todos nós “vocacionados” a participar da vida de Deus, de sua eterna alegria. Jesus, com sua paixão, morte e ressurreição inaugura uma nova humanidade nascida do lado, da cruz de Cristo. Assim como Jesus, na ressurreição, participar da vida de Deus, sendo por Ele ressuscitado, também nós somos convidados para morrer para o pecado e a ressurgir para uma nova vida, a vida de Deus.

Essa salvação, contudo, confunde como promessa, o é, pelo fato de, pela fé, já cremos na salvação esperada. É o que a igreja chama de uma viva esperança. Crer sem nunca ter visto. É preciso ver a partir e com os olhos da fé. Aliás, o ato de crer, já é uma profissão de fé, do homem para com o seu Senhor e criador. Cremos que de fato a ressurreição de Jesus e ainda mais na sua ascensão aos céus, a humanidade, através do homem Jesus, se incorpora na vida divina. Já somos, em Jesus, partícipes da vida de Deus. É mistério da fé!

A missão de Jesus não acaba aqui, mas se estende no céu. Se sua missão é salvar-nos, é sua a tarefa de preparar-nos um lugar junto de Deus. Assim cremos que Deus, em Jesus, não há de esquecer seus filhos. É preciso, contudo, seguir o caminho de Deus, que é o próprio Jesus. É preciso seguir seus passos. É preciso andar na esteira e no caminho de Jesus, seguir seus exemplos, nos conformarmos com Ele.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano