Quinta-feira da 9ª semana da Páscoa

Evangelho (Mc 12, 28-34)

Um dos escribas, que tinha ouvido a discussão, percebeu que Jesus dera uma boa resposta. Então aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos? ».

Jesus respondeu: «O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força! ’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes». O escriba disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios». Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: «Tu não estás longe do Reino de Deus». E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.

Reflexão

Queridos irmãos e irmãs,

A liturgia da Palavra desta quinta-feira da 9ª semana do tempo comum nos fala do mandamento central, da coisa mais fundamental da vida cristã: o amor a Deus e ao próximo.

Estes dois mais são a partir da leitura, inseparáveis. O amor de Deus nos leva a amar o outro. O amor a Deus nos compromete, nos conduz a missão de amar a outros, nossos irmãos. Diante da pergunta, talvez a única oportunidade que Jesus teve de ensinar ao fariseu, pois, repetidas vezes nos deparamos com a atitude dos fariseus que questionam Jesus para colocá-lo à prova. Este fariseu, tinha reta intenção, queria ouvir de Jesus, seus ensinamentos, um ensinamento novo, trazido por um homem novo.

Jesus dirigi-se ao fariseu, lhe oferece um caminho de conversão, um caminho que o conduzirá à vida. Amar a Deus e os homens é o caminho proposto por Jesus. Como fiéis discípulos e discípulas Dele, façamos também, assim como o fariseu, a nossa vida a partir destes pressupostos que, juntos, formam um mesmo e só mandamento: o amor.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano