A Diocese de Lorena, celebra hoje dia 15 de agosto a festa de sua excelsa padroeira, a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Piedade.


A Diocese de Lorena, celebra hoje dia 15 de agosto a festa de sua excelsa padroeira, a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Piedade. A figura de Maria presente no calvário no momento da crucificação de seu Filho Jesus Cristo, conforme narra o evangelista São João, recebe do povo de Deus diversos títulos e “Nossa Senhora da Piedade” é um deles, pois sua imagem retrata a Virgem Maria, tendo em seu colo o corpo já sem vida de Jesus. Nos olhos da imagem, notamos algumas lágrimas e aos seus pés os cravos e a coroa de espinhos usada por Jesus, fazem alusão a fé e confiança de Maria, que não desanimou, mas manteve-se firme diante da dor de ver crucificado injustamente o fruto bendito do seu ventre Imaculado.

Esta figura de Maria, é também invocada como Nossa Senhora das Dores ou da Soledade, cuja comemoração litúrgica acontece a 15 de setembro, logo após a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Entretanto, por tradição celebramos a 15 de agosto (Festa da Assunção da Virgem Maria) a solene festa de Nossa Senhora da Piedade, em comunhão com seus devotos e todos os habitantes e diocesanos de Lorena.

É bonito ver que este costume do povo lorenense fala muito forte ao coração de todos os devotos e veneradores da Virgem Maria, pois contemplar a figura da Mulher escolhida por Deus, revestida de tanta firmeza e determinação aos pés da cruz, nos faz entender o motivo pelo qual Deus a fez chegar a sua presença e contemplar de modo pleno a sua face.

Maria é para toda a Igreja uma presença forte da misericórdia de Deus e seus braços são um lugar aconchegante, onde com toda confiança podemos depositar nossas fraquezas, nossas derrotas e ilusões, pois seu coração de Mãe, transpassado de dor é um refúgio poderoso, que nos sustenta e mantêm firmes, ainda que muitas vezes nos encontremos caídos e sem coragem para prosseguir, assim como estava Jesus, ao ser descido da cruz – Frio e sem vida!

Na imagem da Piedade, está impressa a figura da mulher solidária que foi a Virgem de Nazaré, desde o momento da anunciação, quando partiu apressada para a casa de Isabel a fim de lhe oferecer o auxílio necessário. Ainda hoje, Ela se coloca em pé a disposição dos seus filhos e a todos acolhe em seus braços, quando tudo parece ter terminado, assegurando-nos a certeza de que tudo nesta vida possui um fim, e a única coisa que não nos decepciona é a esperança que dia após dia depositamos em seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor.

Seja, portanto, este 15 de agosto uma ocasião propícia para todos nós, nos colocarmos nos braços da Virgem Maria, a fim de que nos apresentando ao seu Filho, mereçamos como ela viver com Ele um dia as bem aventuranças do seu Reino.

Deus lhe guarde e a Virgem da Piedade lhe proteja sempre. Amém!

Fonte Internet: http://diocesedelorena.com/festa-de-nossa-senhora-da-piedade-2/

Deixe sua mensagem para nós: