Numa fria manhã de Primavera, 2º domingo de Novembro, Pe. Osmar Augusto Bezutte, SDB, presidiu a celebração da Missa do 32º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

Pe. Osmar Augusto Bezutte, é sacerdote salesiano do Instituto Teológico Pio XI, na Lapa, em São Paulo, onde todos os salesianos pós-noviços concluem seus estudos de preparação para o sacerdócio, anteriormente esteve muitos anos na Inspetoria Missionária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul; músico e compositor, foi Assessor aos Regionais da CNBB, refletindo sobre a Música Litúrgica, durante 5 anos.

Pe. Osmar, que esteve em Lorena, na década de 60, onde cursou Filosofia no Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia, hoje parte da Unisal, tem parentes que residem em nossa cidade, e na celebração de hoje fez o batismo de seu primo de 3º grau, Enzo, e com muita simpatia e entusiasmo genuinamente salesiano deixou a celebração mais bonita.

A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum convida-nos à vigilância. Recorda-nos que a segunda vinda do Senhor Jesus está no horizonte final da história humana; devemos, portanto, caminhar pela vida sempre atentos ao Senhor que vem e com o coração preparado para o acolher.
Na segunda leitura, Paulo garante aos cristãos de Tessalónica que Cristo virá de novo para concluir a história humana e para inaugurar a realidade do mundo definitivo; todo aquele que tiver aderido a Jesus e se tiver identificado com Ele irá ao encontro do Senhor e permanecerá com Ele para sempre.
O Evangelho lembra-nos que “estar preparado” para acolher o Senhor que vem significa viver dia a dia na fidelidade aos ensinamentos de Jesus e comprometidos com os valores do Reino. Com o exemplo das cinco jovens “insensatas” que não levaram azeite suficiente para manter as suas lâmpadas acesas enquanto esperavam a chegada do noivo, avisa-nos que só os valores do Evangelho nos asseguram a participação no banquete do Reino.
A primeira leitura apresenta-nos a “sabedoria”, dom gratuito e incondicional de Deus para o homem. É um caso paradigmático da forma como Deus se preocupa com a felicidade do homem e põe à disposição dos seus filhos a fonte de onde jorra a vida definitiva. Ao homem resta estar atento, vigilante e disponível para acolher, em cada instante, a vida e a salvação que Deus lhe oferece.

O comentarista da celebração foi o José Carlos:

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Elaine:

O Salmo 62 foi cantado pela salmista Neide:

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Viviane:

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Osmar Bezutte:

Assista abaixo à linda homilia do Pe. Osmar Bezutte:

A oração da comunidade foi feita pela Tereza:

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Valéria, Felipe, Richard e Júnior (da esquerda para a direita).

Auxiliaram na celebração o Pós Noviço Salesiano Leandro e os Acólitos Danilo e Marcos:

Auxiliaram também na celebração os Coroinhas: Yan, Yanni, Yan Kevin e Eduardo (da esquerda para a direita); Li Zijian e Arthur (2ª fila).

A animação musical ficou por conta do casal João Tobias (violão e voz) e Neide (voz), que deixou a celebração mais bonita e participativa.

Enzo, o lindo e sorridente bebê, é filho do casal Helena e Marco Antonio (à direita), seus padrinhos foram Marivete e Clóvis (no centro), sua madrinha de consagração foi Terezinha do Carmo Bezutte (à esquerda), sua avó materna e prima em 1º grau do Pe. Osmar Augusto Bezutte, presente também na celebração Helena, irmã de Terezinha.

Conheça os membros da Pastoral do Dízimo: Cristina, José Carlos e Silvia (da esquerda para a direita). Seja um dizimista também e participe ativamente das obras de nossa Comunidade. Cadastre-se aqui!

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 32º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 32º Domingo do Tempo Comum

Deixe sua mensagem para nós: