No dia 11 de novembro de 1875, realizava-se a Primeira Expedição Missionária Salesiana, um dos maiores anseios de Dom Bosco. A Congregação Salesiana continua ainda hoje a levar adiante aquele anseio de evangelização dos povos de Dom Bosco e por isso programou a celebração anual do Dia Missionário Salesiano (DMS), que, nem 2015, focaliza, especificamente, não só a realidade das Missões salesianas na Oceânia, mas também os temas do Primeiro Anúncio e das Novas Fronteiras na Oceânia.

O Dia Missionário Salesiano (DMS), que pode ser celebrado em momentos diferentes nas diversas Inspetorias e Visitadorias, é um momento forte de Animação Missionária nas Comunidades Salesianas, nos grupos juvenis e na Família Salesiana. Trata-se de uma oportunidade para envolver as comunidades dos Salesianos e as Comunidades Educativo-Pastorais nas dinâmicas da Igreja Católica, reforçando a cultura missionária.

Ela reparte do Domingo Missionário Mundial, que se celebra na Igreja Católica desde 1926; além disso, um tema missionário é proposto a toda a Congregação salesiana (já a partir de 1988). Hoje, graças ao DMS, todas comunidades salesianas têm a oportunidade de conhecer uma específica realidade missionária.

A finalidade do DMS é dar impulso à Animação Missionária, fazendo uma  proposta que se torne projeto anual concreto. Ela quer ajudar toda a FS a conhecer o empenho missionário da Congregação, abrir os olhos às novas realidades missionárias, superar toda tentação de fechar-se sobre o seu próprio contexto, a fim de lembrar-se do respiro universal do carisma salesiano.

O primeiro destinatário do DMS é a Comunidades salesiana SDB; mas é celebrado obviamente no contexto dos ambientes da missão salesiana, levando em consideração igualmente a FS e os Amigos de Dom Bosco.

Em 1885 Dom Bosco tinha sonhado o futuro da ‘Sociedade Salesiana” (ou Congregação Salesiana) no ilimitado horizonte das Missões. Dom Bosco o narrou e comentou a todo o Conselho (Superior) na tarde de 2 de julho de 1885. “Vi uma imensa multidão de jovens que moravam nas ilhas da Oceânia. Eles estendiam seus braços e mãos implorantes a Dom Bosco e aos Salesianos, dizendo:Vinde ajudar-nos! Por que não completais a obra que os vossos Pais começaram? – Muitos pararam; outros entre mil esforços passaram por entre animais ferozes e vieram unir-se aos Salesianos (que eu já não conhecia) e se puseram a cantar: Bendito aquele que vem em nome do Senhor’.

Mas esse não é apenas o grito dos meninos do sonho de Dom Bosco. É também o grito de hoje de uma multidão de jovens, procedentes de muitas ilhas da Oceânia, e que esperam por Dom Bosco e por seus filhos. É também um convite aos Salesianos de outros continentes para que se ofereçam generosamente para ser missionários, a fim de promover o Primeiro Anúncio nas Periferias e Novas Fronteiras da Oceânia.

Fonte Internet: http://www.salesianos.br/

DMS 2016 – Vinde ajudar-nos! from Ass.ne Missioni D. Bosco ONLUS on Vimeo.