Numa manhã nublada de verão, Diácono Francisco de Assis Amaral de Souza, da Paróquia de Cristo Rei, presidiu a Celebração da Palavra do 4º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum garante-nos que Deus não se conforma com os projectos de egoísmo e de morte que desfeiam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projecto de liberdade e de vida plena.
A primeira leitura propõe-nos – a partir da figura de Moisés – uma reflexão sobre a experiência profética. O profeta é alguém que Deus escolhe, que Deus chama e que Deus envia para ser a sua “palavra” viva no meio dos homens. Através dos profetas, Deus vem ao encontro dos homens e apresenta-lhes, de forma bem perceptível, as suas propostas.
O Evangelho mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projecto libertador do Pai, pela sua Palavra e pela sua acção, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.
A segunda leitura convida os crentes a repensarem as suas prioridades e a não deixarem que as realidades transitórias sejam impeditivas de um verdadeiro compromisso com o serviço de Deus e dos irmãos.

O comentarista da celebração foi o Alex, da Associação São Vicente de Paula:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Cristina, Cooperadora Salesiana da Pastoral do Dízimo:

 

O Salmo foi cantado pela salmista da Banda Amor e Mensagem:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Silvia, da Pastoral do Dízimo:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Diácono Francisco:

 

Assista abaixo à bela homilia do Diácono Francisco:

 

A Oração da Comunidade foi feita pelo leitor Domingos, Cooperador Salesiano e Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Luiz, Gláucia, Edilson, Domingos e Elaine (da esquerda para a direita):

 

Auxiliaram na celebração os Acólitos Danilo e Marcos:

 

Auxiliaram também na celebração os Acólitos Arthur e Samanta; e os Coroinhas: Thábata, Li Zijian, Pedro e Eduardo (da esquerda para a direita);

 

A animação musical ficou por conta da Banda Amor e Mensagem, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Ao final da Celebração, o Acólito Marcos que juntamente com outros 5 jovens de Lorena, iniciará nos próximos dias Aspirantado em Pindamonhangaba, agradeceu à toda comunidade pelo apoio nesta caminhada vocacional. Que todos continuemos a orar pela vocação destes 6 jovens e também por todas as vocações sacerdotais e religiosas.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Celebração da Palavra do 4º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Celebração da Palavra do 4º Domingo do Tempo Comum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *