Numa manhã nublada do segundo domingo do ano, Diácono Juscelino Francisco da Silva, da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, presidiu a Celebração da Palavra no 2º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.
A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus.
O Evangelho descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é “discípulo” de Jesus? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos.
Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus. Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.

O comentarista da celebração foi o Douglas:

 

A 1º Leitura foi proclamada pela leitora Stephanie:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Neide:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pelo leitora Gabriela:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Diácono Juscelino:

 

Assista abaixo à bela homilia do Diácono Juscelino:

 

A Oração da Comunidade foi feita pelo leitor Nicolas:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Richard, Júnior, Felipe e Valéria  (da esquerda para a direita):

 

Auxiliaram na celebração os Acólitos Yan e Samanta:

 

Auxiliaram também na celebração o Acólito Arthur e os Coroinhas: Isabela, Li Zijian, Yanni, Yan Kevin e Thábata (da esquerda para a direita), Pedro (na 2ª fileira);

 

A animação musical ficou por conta do casal João Tobias e Neide, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Celebração da Palavra do 2º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Celebração da Palavra no 2º Domingo do Tempo Comum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *