Numa bela manhã de verão, Dom Benedito Beni, Bispo Emérito de Lorena, presidiu a celebração da Missa do 5º Domingo do Tempo Comum, no Oratório São Luiz.

Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflete sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projeto de Deus para o homem não é um projeto de morte, mas é um projeto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.
Na primeira leitura, um crente chamado Jó comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Jó se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.
No Evangelho manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. O texto sugere, ainda, que a acção de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.
A segunda leitura sublinha, especialmente, a obrigação que os discípulos de Jesus assumiram no sentido de testemunhar diante de todos os homens a proposta libertadora de Jesus. Na sua ação e no seu testemunho, os discípulos de Jesus não podem ser guiados por interesses pessoais, mas sim pelo amor a Deus, ao Evangelho e aos irmãos.

A comentarista da celebração foi a Alaine:

 

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor mirim e Acólito Yan:

 

O Salmo foi cantado pela salmista Thaís, da Banda Gedalis:

 

A 2ª Leitura foi proclamada pela leitora Elaine:

 

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho por Dom Beni:

 

Assista abaixo à bela homilia de Dom Beni:

 

A Oração da Comunidade foi feita pela leitora Viviane:

 

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, as ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão: Maria Aparecida, Helena, Maria Fernanda e Terezinha (da esquerda para a direita):

 

Auxiliaram na celebração os Acólitos Yan e Danilo:

 

Auxiliaram também na celebração os Acólitos Arthur e Samanta; e os Coroinhas: Diogo e Thábata;

 

A animação musical ficou por conta da Banda Gedalis, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

 

Galeria de Fotos:

(É só clicar na imagem abaixo para abrir o álbum com todas as fotos da celebração)

Missa do 5º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

ou no link: Galeria da Missa do 5º Domingo do Tempo Comum

One thought on “Dom Benedito Beni preside Missa do 5º Domingo do Tempo Comum

Deixe sua mensagem para nós: