A Família Salesiana celebra neste final de semana o bicentenário do nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos.  Neste sábado (15), a jovens, religiosas e religiosos da Família Salesiana se reuniram no Santuário Nacional de Aparecida para a tradicional Romaria Salesiana por ocasião dos 200 anos de Dom Bosco.

São João Bosco, apóstolo da juventude, nasceu em Becchi-Itália em 1815, numa família de camponeses pobres. Ficou órfão de pai e foi criado pela mãe com mais dois irmãos.

Centenas de Jovens e fiéis participaram da Santa Missa das 12h, presidida pelo bispo emérito de Passo Fundo (RS), dom Antônio Carlos Altieri, sdb. A celebração foi concelebrada pelo bispo de São José dos Campos (SP), dom César Teixeira, pelo bispo emérito de São Miguel Paulista, dom Fernando Legal, pelo reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida e diversos sacerdotes.

Estiveram presentes na celebração a Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora de São Paulo, Ir. Helena Guesser e o inspetor Salesiano de São Paulo, Pe. Edson D. Castilho e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A programação teve início às 9h com a concentração no Porto de Itaguassú e caminhada até Santuário Nacional, onde participaram da missa solene às 12h.

Em sua homilia, Dom Altieri destacou que retornar às fontes salesianas significa também refletir sobre relação de cada salesiano com a Virgem Santíssima, a mãe Auxiliadora,

“Cabe a nós contemplarmos Maria com os olhos da inteligência e do coração contemplando-o com Mulher, Mãe, Mestra e Auxílio”, afirmou.

Foto de: Polyana Gonzaga

Missa da Romaria Salesiana no Santuário Nacional - A12.com

“Não podemos esquecer o que fez o nosso mamado pai espiritual quando perdeu sua mãe, a mamãe Margarida: foi ao Santuário da Consolata e de coração nas mãos renovou a sua filiação e confiança na Mãe que sempre continuou a estar ali, ao seu lado, com ele e com seus rapazes. Também nós hoje, queremos, dizer a Maria: sê a nossa mãe! E Ensina-nos a cuidar da vida neste mundo que difunde a cultura de morte”, continuou o bispo emérito.

Aos sacerdotes e jovens presentes na Basílica, dom Altieri pediu que tenha Maria como exemplo, assim como Dom Bosco. “Ela, a nossa Mãe e Mestra que nos ensina a ser verdadeiros discípulos e missionários de Jesus e a cuidar da nossa vida para tornar mais humana, segundo a medida de Cristo, o Verbo eterno nascido de Mulher”.

Ao final da celebração, Pe. Edson D. Castilho leu uma mensagem do Reitor Mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime. Na carta, padre Ángel Fernández saúda a todos os jovens e religiosos presentes na Casa da Mãe Aparecida.

A Romaria da Família Salesiana tem como tema “Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens”.

Missa da Romaria Salesiana no Santuário Nacional - A12.com

 

Fonte Portal A12.com

Deixe sua mensagem para nós: