Na tarde de sábado, dia 17/09/22, no Seminário Salesiano, aconteceu a Formação Lectio Divina, apresentada pelo pós noviço salesiano Neto, com a participação de membros das Pastorais da Liturgia, Catequese, Comunicação e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

TEXTO BASE:

O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.
Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.
Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos
e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles.
Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.

Mateus 13:44-52


  1. LECTIO (O que o texto diz?)

Leia, com calma e atenção, o trecho bíblico. Se for preciso, leia o texto quantas vezes forem necessárias. Procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho nos traz.

2. MEDITATIO (O que o texto me diz?)

Esta segunda etapa de leitura é o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus. É hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se.

3. ORATIO (O que o texto me faz dizer a Deus?)

Agora, é o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas a você e Deus. É um diálogo pessoal. Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e esperança.

4. CONTEMPLATIO (Qual a resposta de Deus?)

Desta etapa, você não é o dono. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus. Se Ele o conduzirá à contemplação, louvado seja Deus! Se Ele lhe dará apenas a tranquilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você será um momento de esforço para ficar na presença de Deus, louvado seja Deus!


Fotos por Maria Fernanda e Junior, da Pascom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *