Entre os dias 9 e 17 de dezembro aconteceu a Novena de Natal do Oratório São Luiz, onde nossa comunidade visitou 9 famílias da vizinhança: rezando, partilhando histórias e enriquecendo nosso Tempo do Advento em preparação para o Santo Natal.

Estamos no tempo que precede o tempo do Natal do Senhor Jesus, o Advento, composto de quatro semanas. É, portanto, tempo de revitalização da esperança, mas de uma esperança ativa, própria do cristão, uma das três virtudes teologais (1 Cor 13, 13). Quando esperamos alguém especial se requer uma atitude de alegria e cuidadosa preparação. Esta Pessoa especialíssima é Jesus Cristo, o Salvador, o Messias, o Ungido de Deus. É dupla a finalidade do Natal, pois preparamo-nos para solenidade do Natal, a noite santa do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus ao meio dos homens e, juntamente a essa, nosso espírito se dirige à expectativa da segunda vinda de Cristo no final dos tempos. Celebrando a cada ano este mistério, a Igreja nos exorta a renovar continuamente a lembrança do tão grande amor de Deus para conosco. (…)

Fonte: https://misericordia.org.br/novena-de-natal-importancia-finalidade-e-por-que-participar/

1ª Noite: 09 de dezembro – Segunda-feira

Casa da Dona Terezinha

2ª Noite: 10 de dezembro – Terça-feira

Casa da Dona Cida (Costureira)

3ª Noite: 11 de dezembro – Quarta-feira

Casa da Cristina (Cooperadora Salesiana)

4ª Noite: 12 de dezembro – Quinta-feira

Casa da Dona Santinha e da Fatinha

5ª Noite: 13 de dezembro – Sexta-feira

Casa da Jaqueline

6ª Noite: 14 de dezembro – Sábado

Casa da Dona Mônica

7ª Noite: 15 de dezembro – Domingo

Casa da Dona Adiléia (Léa) Lopes

8ª Noite: 16 de dezembro – Segunda-feira

Casa da Dona Maria (mãe da ministra Eliane)

9ª Noite: 17 de dezembro – Terça-feira

Casa da Dona Mariângela

Uma tradição religiosa que costuma ser realizada na preparação de momentos importantes, a Novena faz parte do patrimônio da religiosidade popular. Diante do Advento, vivido pela Igreja antes da celebração do Natal, não poderia ser diferente. A montagem do presépio, a intensificação do espírito de caridade e a Novena de Natal fazem parte da vida dos cristãos. A Novena do Natal em família ou em pequena comunidade é a mais alta expressão de apropriada preparação do santo Natal. É muito importante a participação em algum grupo de família, pastoral, movimentos da Igreja, comunidades, vizinhança, condomínio, apartamento ou mesmo no seu ambiente de trabalho. O espírito do Natal é a aproximação entre as pessoas, que cria laços e fomenta a cultura do encontro. E no encontro há sempre uma mística especial onde o eu e o tu formam um nós, uma comunidade. E “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (Evangelii Gaudim, 1 – Papa Francisco/2013). Somente com a cultura do encontro superamos o individualismo, o isolamento e os desassossegos da vida hodierna. Estes laços e encontros em pequenas comunidades produzem a “Comunidade de Comunidades” (Doc. 100/CNBB), impulsionando a conversão pastoral, tendo em vista uma Igreja em saída (Evangelii Gaudium, 20-24 – Papa Francisco/2013).

“Foi uma experiência muito rica! Aprendemos com cada familia visitada! Coração preparado para receber o Menino Jesus!” (Maria Helena Kuranaga Silva)

.

Galeria de Fotos:

Novena de Natal / Google Photos

Para visualizar todas as fotos da galeria dê um clique na imagem acima ou link abaixo.