Numa bela manhã de Inverno, Pe. Alexandre Luis de Oliveira, SDB, com grande simpatia, presidiu a celebração da Missa do 16º Domingo do Tempo Comum, concelebrada pelo Pe. Mário Bonatti, no Oratório São Luiz. 

Logo no início da celebração Pe. Alexandre destacou a recuperação de Pe. Mário, que passou por um longo período de internação hospitalar e tratamento médico e hoje com alegria pôde celebrar ao lado dele a Santa Missa. Na homilia Pe. Mário também deixou sua mensagem, presenteando a todos os presentes com um pouco de sua experiência de vida e com suas sábias palavras.

A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do “Reino”; e convida-nos, sobretudo, a interiorizar essa “lógica” de Deus, deixando que ela marque o olhar que lançamos sobre o mundo e sobre os homens.
A primeira leitura fala-nos de um Deus que, apesar da sua força e omnipotência, é indulgente e misericordioso para com os homens – mesmo quando eles praticam o mal. Agindo dessa forma, Deus convida os seus filhos a serem “humanos”, isto é, a terem um coração tão misericordioso e tão indulgente como o coração de Deus.
O Evangelho garante a presença irreversível no mundo do “Reino de Deus”. Esse “Reino” não é um clube exclusivo de “bons” e de “santos”: nele todos os homens – bons e maus – encontram a possibilidade de crescer, de amadurecer as suas escolhas, de serem tocados pela graça, até ao momento final da opção definitiva.
A segunda leitura sublinha, doutra forma, a bondade e a misericórdia de Deus. Afirma que o Espírito Santo – dom de Deus – vem em auxílio da nossa fragilidade, guiando-nos no caminho para a vida plena.

O comentarista da celebração foi o Sidney, do OVISA:

A 1º Leitura foi proclamada pelo leitor Neto, do OVISA:

O Salmo  foi cantado pelo salmista Carlos, da Banda Amor e Mensagem:

A 2º Leitura foi proclamada pela leitora do OVISA:

Assista abaixo à Proclamação do Evangelho pelo Pe. Alexandre:

Assista abaixo à homilia dos Padres Alexandre e Mário Bonatti:

A oração da comunidade foi feita pelo leitor do OVISA:

Auxiliaram na distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Domingos, Elaine, Maria Aparecida e Edilson (da esquerda para a direita).

Auxiliaram também na celebração os coroinhas: Giovanna, Arthur, Yan Kevin, Thábata e Lucas (da esquerda para a direita), Isabela e Yanni (na 2ª fileira), e Maria Giulia (ao lado do Pe. Alexandre).

A animação musical ficou por conta do banda Amor e Mensagem, que deixou a celebração mais bonita e participativa.

Com grande alegria Pe. Mário Bonatti, ao final da celebração recebeu o abraço de muitas pessoas presentes à celebração e também dos coroinhas… deixando registrado esse momento especial de carinho com a comunidade.

Pe. Alexandre fez o convite para que toda a comunidade participe no próximo domingo, dia 30/07/17, além da missa que acontece todos os domingos às 8h30 na Quadra do Oratório São Luiz, também da festividade de 80 anos da Diocese de Lorena, com saída às 15h da Quadra do Colégio São Joaquim, da procissão até a Catedral de Nossa Senhora da Piedade, onde será realizada a Santa Missa presidida pelo nosso bispo, Dom João Inácio. Não haverá neste dia no período da tarde e da noite, nenhuma celebração nas Igrejas das Paróquias da Diocese, para que toda a comunidade possa participar da celebração comemorativa de aniversário da Diocese. À noite, terá um show com o cantor Renato Teixeira, na praça da Catedral.

……

Galeria de Fotos:

Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo da celebração!

Missa do 16º Domingo do Tempo Comum / Google Photos

Deixe sua mensagem para nós: