Sábado da 5ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 15, 18-21) 

«Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim.

Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou».

Reflexão

Queridos irmãos,

A liturgia da Palavra deste sábado, o 5ª do tempo Pascal nos coloca na perspectiva da despedida de Jesus aos seus discípulos. Jesus antes de retornar ao Pai dirigir-se aos seus discípulos para lhes encorajar na fé e na perseverança. Jesus que sentiu na pele o que significa ser perseguido e morto pelas suas mais íntimas e profundas convicções, percebe a necessidade de encorajar os seus. “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”, disse Jesus aos seus amigos e seguidores.

As perseguições sempre foram uma marca na igreja. A partir desta leitura é possível entender isto, pois, a igreja age na maioria das vezes contrária aos contra valores trazidos por uma postura quase sempre amoral, apartada de Deus e da religião. Como antes, a igreja continua a ser perseguida. Muitos são os mártires do nosso tempo!

O servo não é maior que seu Senhor”. Toda perseguição sofrida por Jesus não nos deve fazer de indiferentes, de alheios dessas realidades. Como Jesus, também nós somos perseguidos, em maior ou menor escala. Por isso é sempre importante ouvir de Jesus que, “se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”. É sempre bom ouvir dele estas palavras de encorajamento. Que Deus nos dê a graça de permanecer n’Ele, fiéis à sua pessoa, mesmo, e em sobretudo, nos momentos de perseguição.

Leandro Francisco da Silva

Pós-noviço salesiano do Nordeste

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *