Segunda-feira da 11ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 5, 38-42)

 

«Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente! ’.

Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado».

Reflexão

Queridos irmãos,

O Evangelho desta segunda-feira da 11ª semana do tempo comum nos apresenta Jesus que, ao falar com os seus, apresenta-lhes uma nova lei, uma nova maneira de se fazer justiça. A lei de talião, representava para a sociedade da época uma maneira avançada e justa de se fazer justiça. Ela permitia que somente o mal feito pudesse ser vingado. A partir de Cristo, contudo, esta lei, por mais justa que se pretenda ser, é passível de superação. A lei de Jesus é o amor. O amor supera o ódio e a vingança.

É preciso aprender com Jesus um novo jeito de amar e de perdoar. É preciso oferecer o outro lado. É preciso humildade para se mostrar pequeno e “fraco” diante dos outros. A fraqueza é uma condição, cotidianamente, suprimida e rejeitada pela sociedade. Bom é o forte. Na sociedade da aparência, somente os fortes tem vez e tem voz! É preciso superar essa tendência.

Que Jesus nos ensine, sempre e a todo dia, o seu jeito divino de amar. Com Ele aprendamos a amar e perdoar os nossos inimigos e algozes. Que Deus nos dê esta graça.

Leandro Francisco da Silva, SDB

Pós-noviço salesiano

leandrofsdb@yahoo.com.br

Deixe sua mensagem para nós: