Diariamente belas histórias de diversos membros da Família Salesiana que destacaram-se pela vida de exemplo de santidade, fé, obediência e perseverança nos ensinamentos e vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje conheceremos: Bem-Aventurados Enrico Saiz e mártires da Espanha.

Bem-Aventurados Enrico Saiz e mártires da Espanha

Início do processo: 08-02-1995
Conclusão do processo: 22-04-1996 
Beatifição : 28-10-2007

Espanha 1936-1939

Entre 1936 e 1939 a Espanha foi sacudida por uma dramática e sangrenta guerra civil: um conflito carregado de acesos antagonismos ideológicos, transformando-se num embate entre democracia e fascismo, entre republicanos e rebeldes guiados pelo general Franco. Pagou as contas disso também a Igreja espanhola que sofreu uma violenta perseguição, sobretudo pelas forças anárquicas e milicianas.

Foram massacrados milhares de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, tão somente por serem cristãos. Entre eles, também numerosos membros da Família Salesiana: 39 Sacerdotes, 22 Clérigos, 24 Coadjutores, 2 Filhas de Maria Auxiliadora, 4 Salesianos Cooperadores, 3 Aspirantes Salesianos e 1 Colaborador leigo; 95 ao todo.

Levaram-se adiante três causas em separado, depois transformadas em duas: o Grupo de Valência – 32 mártires – tendo como cabeça o Padre José Calasanz, e os dois grupos de Sevilha e Madri – 63 mártires – tendo como cabeça o Padre Enrique Saiz Aparício. O primeiro grupo foi beatificado em 11 de março de 2001 com os outros mártires da diocese de Valência; o segundo grupo espera o exame da “Positio”.

O Padre Enrico Saiz Aparicio foi o corajoso diretor do aspirantado salesiano de Carabanchel Alto, na periferia de Madri. Quando os milicianos irromperam no instituto, ele disse logo: “Se querem sangue, eu estou aqui. Mas não façam mal aos jovens”. Os jovens foram libertados enquanto o P. Saiz e oito Salesianos foram aprisionados e mortos. Pouco tempo antes da morte confidenciou a um amigo: “O que há de melhor do que morrer pela glória de Deus?” Ofereceu sua vida em troca da dos jovens que lhe tinham sido confiados pela Providência. Até seu último respiro foi por eles.

sdb.org

Fonte: http://www.salesianos.com.br/bem-aventuradosenricosaizemartires/

Deixe sua mensagem para nós: